Consulesa dá palestra sobre as mulheres na ciência e oportunidades de intercâmbio nos EUA para aluno
No dia 16 de out. 2018 foi realizado o evento do INGENIA sobre as mulheres na ciência e possibilidade de estudar nos Estados Unidos, ministrada por Catherine Griffith, Cônsul para assuntos políticos e econômicos dos EUA em Recife, essa atividade fez parte da Semana Universitária da UPE e das disciplinas Tópicos Especiais de Engenharia e Introdução à Engenharia da graduação em Engenharia Civil e Tópicos Avançados de Sustentabilidade (TAS) do mestrado acadêmico do Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil da Poli/UPE.
Primeiramente a Profa. Dra. Emilia Rahnemay Kohlman Rabbani, Ph.D. apresentou a convidada do evento, a Consulesa Catherine Griffith, que iria explicar a importância social da mulher na ciência e oportunidades de intercâmbio nos EUA.
A Profa. Emilia Kohlman Rabbani dando início ao evento
Catherine iniciou o evento falando sobre a importância dos países em estabelecerem metas para empoderamento econômico das mulheres, pois elas são determinantes para o desenvolvimento dos países. E para isso, os homens tem sua parcela de importância em auxiliar na implementação da igualdade entre os gêneros.
Em seguida, Catherine explanou sobre sua carreira profissional e os desafios encontrados por ela para quebrar paradigmas de certas áreas profissionais que muitos homens acreditam que são territórios exclusivos do gênero masculino. Embora existindo certo estímulo social para promover a igualdade de gênero, ainda existem alguns preconceitos implícitos em diversas áreas, inclusive na diplomacia.
Catherine Griffith explicando sobre a importância das mulheres na economia
Catherine ainda esclarece, que os diplomatas dos EUA são inicialmente contratados com efetivo dividido igualmente entre homens e mulheres, porém poucas são as promoções cedidas às mulheres. Desde o início da diplomacia norte-americana, apenas 9% das mulheres conseguiram chegar ao cargo de Embaixadora dos EUA.
Catherine Griffith durante a palestra
Além disso, sempre são esperados, implicitamente, certas condutas das mulheres que não são exigidos dos homens, como: ser simpática, amigável, agradável, entre outras. A consulesa ainda afirma, que existe um entendimento errôneo por parte dos diplomatas homens, de que as mulheres não desejam participar das decisões diplomáticas mais difíceis e que exijam grande responsabilidade.
Alunos do mestrado e graduação participam do evento
Posteriormente, Catherine entrou no tópico da segurança cibernética e a importância da tecnologia como estímulo para ciência. Também foi apresentado o programa Globe Observer, que é uma ferramenta que auxilia os cientistas a obterem dados de observadores locais sobre o ambiente global. As observações ajudam os cientistas a rastrear mudanças nas nuvens, água, plantas e outras formas de vida como suporte às pesquisas sobre o clima.
Os cientistas também usam esses dados para verificar os dados de satélite da NASA. E, ao enviar essas observações, o colaborador pode ajudar estudantes de todas as idades a realizar pesquisas científicas reais como parte do Programa GLOBE. Catherine explicou o passa-a-passo para instalação do aplicativo para alunos que desejam participar do programa.
Por fim Catherine Griffith, conclui os temas da palestra falando sobre as oportunidades de intercâmbio e cursos de inglês promovidos pelo consulado norte-americano. E em seguida, foram retiradas as dúvidas dos participantes da palestra.
Consulesa tira dúvidas de alunos
Ao final a Profa. Emilia Kohlman Rabbani e o Prof. Emérito José Guido Corrêa de Araújo, presentearam Catherine Griffith com o Certificado do evento.
Profa. Emilia Kohlman Rabbani e o Prof. Emérito José Guido Corrêa de Araújo presenteiam Catherine Griffith com o Certificado do evento